• suporte8665

Cashback: o que é? Como funciona?

Você provavelmente já ouviu falar de cashback, né? Seja em lojas online ou até mesmo físicas, esta palavra tem tomado conta da internet e mudado a forma como realizamos as nossas compras.


Para fidelizar os seus clientes, cada vez mais empresas estão aderindo ao famoso cashback. Os benefícios desta prática são para todos: tanto para quem vende quanto para quem compra! Mas afinal, o que ele é? Realmente vale a pena?


Foi pensando nisso que a Deduz, especialista nesta nova modalidade de comprar, preparou este texto! A seguir, você vai conhecer tudo sobre o cashback, como ele funciona e os seus principais benefícios. Para tirar todas suas dúvidas, é só continuar a leitura!


O que é cashback?


A palavra vem do inglês e significa, literalmente, ‘’dinheiro de volta’’. Portanto, ao efetuar uma compra, o consumidor recebe uma parte do valor investido de volta! Apesar de ser simples assim, ao longo deste texto vamos explicar melhor como o cashback funciona.


O termo surgiu em 1998 pela empresa norte-americana Ebates, especializada nesta modalidade de compra. Já no final da década de 90, comprar e receber o dinheiro de volta se popularizou nos Estados Unidos, com cerca de 40 lojas parceiras da Ebates logo no seu lançamento!


Aqui no Brasil essa estratégia surgiu apenas em 2007, mas já faz parte da rotina de muitos brasileiros! De acordo com dados de 2019 do SEBRAE, cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos brasileiros aderiram a esta estratégia.


Como funciona?


Apesar de ter uma explicação simples, o processo por trás do cashback é um pouco mais complexo do que parece. Mas iremos explicar melhor!


Podendo ser comparada com os programas de pontos, acontece por meio de parcerias entre empresas de cashback e varejo de todos os tipos. Um cliente, quando compra por meio desta modalidade, ou seja, compra de um estabelecimento com parcerias, recebe parte do valor de volta.


Dessa forma, o cliente deve se cadastrar na plataforma da parceira de cashback para usufruir das suas vantagens. Depois disso, à medida que ele compra utilizando esta modalidade, o dinheiro acumula-se em uma espécie de conta virtual.


O valor recebido de volta varia de acordo com a empresa e o quanto de recompensa ela está disposta a pagar. Podendo ir de 1% do valor ou até 50% em alguns casos! Para participar, normalmente é preciso somente do número de CPF e telefone — isto varia dependendo da compra ou serviço em que você irá realizar o cashback.


Vantagens do dinheiro de volta


Para clientes


Os benefícios para os clientes que compram com o cashback são bem óbvios, né? Imagina gastar e ganhar ao mesmo tempo? Não há quem não queira!


Independente de quanto será a recompensa, qualquer dinheiro a mais já é uma grande vantagem. Portanto, mesmo se a porcentagem for baixa, você adquire um dinheiro extra, e se for grande, melhor ainda!


Para empresas


1. Maior visibilidade


Sendo uma ótima forma de divulgação, o cashback demonstra diversas vantagens da sua empresa para os seus clientes. Ter esta nova modalidade de compra disponível demonstra a preocupação em oferecer os melhores preços e benefícios. Além da boa impressão, o seu negócio é consequentemente divulgado de forma orgânica!


Juntamente com a divulgação popular, empresas parceiras ganham divulgação das próprias plataformas de cashback! Por meio de emails ou redes sociais, por exemplo, os usuários da plataforma conhecem a sua empresa.


2. Mais clientes


Ao mesmo tempo em que a divulgação aumenta, mais clientes você terá! Afinal, quanto mais visibilidade da sua empresa, maiores são as chances da sua base de clientes ampliar.


Com a grande concorrência no mercado, disponibilizar vantagens para seus clientes é uma ótima forma de atraí-los cada vez mais.


3. Fidelização


Com a visibilidade e aumento da base de clientes, a fidelização deles é um dos ótimos resultados do cashback! A forma como esta estratégia funciona garante que o cliente sempre volte.


Além de, é claro, ser um grande diferencial competitivo — já que não são todas as empresas que conhecem suas vantagens e adotam esta estratégia.



E aí, gostou de saber como ganhar o seu dinheiro de volta? Se sim, te convidamos a conhecer o Deduz e como ele pode te ajudar! Para receber mais conteúdos como este, siga-nos no Facebook e Instagram!


7 visualizações0 comentário